Descrição
Nossas escolas fracassaram! Alunos não sabem ler nem escrever. Matemática, ciências, história e geografia são praticamente casos perdidos. Muitas escolas se tornaram antros de crimes, uso de drogas e indecência.
Os jornais estão cheios de histórias sobre alunos que não aprendem, professores incapazes e gastos cada vez maiores no sistema de educação pública.
Douglas Wilson coloca boa parte da culpa dessa situação na ideia de que escolas possam ser neutras em moralidade e religião. Afinal, toda educação é essencialmente religiosa, uma vez que lida com as questões básicas da vida, as quais, por sua vez, exigem respostas espirituais – diante do que ler e escrever não passam de ferramentas.
Assim, neste livro, Wilson propõe uma alternativa ao sistema público e secular de educação, defendendo um retorno à educação cristã clássica com sua disciplina, diligência e um aprendizado voltado aos diferentes estágios do desenvolvimento do aluno. O autor também detalha os elementos necessários de um currículo escolar, incluindo uma lista de clássicos da literatura. O leitor perceberá como a educação clássica oferece a melhor oportunidade e capacitação para realizações acadêmicas, crescimento de caráter e instrução espiritual, e que tais qualidades não podem ser imitadas em um ambiente supostamente envolto pela neutralidade religiosa.
Douglas Wilson abrirá os seus olhos para a realidade de que a educação não é a salvadora do mundo; antes, ela própria precisa ser salva.
Avaliações
Não há avaliações ainda.